Dicas de Saúde Física
Dicas de Saúde Mental
Comer bem não tem a ver apenas com a boa forma física, mas com o bem-estar geral. Opte por um cardápio variado e equilibrado.
Colocar o corpo em movimento de forma regular também contribui para a saúde emocional.
É muito importante dormir bem, tendo uma boa rotina de sono. Noites mal dormidas colaboram para agravar os transtornos mentais/emocionais.
É importante conviver com amigos e familiares.
Faça atividades que te deixem felizes, como passeios, encontros com amigos, cinema, ler bons livros, sair para dançar, entre outros.
Faz bem para o corpo e para a mente estar ao ar livre, conectando-se ao meio ambiente e escapar um pouco da rotina puxada do trabalho e da casa.
É muito saudável ter alguma atividade diferente na rotina. Escolha algo com que tenha afinidade ou mesmo que sempre teve vontade de praticar e nunca teve coragem. Pintura, dança ou algum esporte são alguns exemplos.
E isso independe de crença/religião. A fé está ligada à forma como nos relacionamos com o mundo e com as pessoas, ao otimismo, a crer na vida e em algo que tenha significado para você.
Existem várias formas de se conhecer como terapias, psicanálise, bodytalk, teatro, atividades lúdicas, etc.
Pode ser um vizinho que precisa de ajuda ou um trabalho voluntário. Fazer o bem faz bem.
Dicas de Saúde Financeira
Controlar a forma como você utiliza o seu dinheiro é o primeiro passo para garantir saúde financeira.
Caso tenha contas em atraso ou perceba que seu orçamento anda bastante apertado, procure agir o quanto antes: estabeleça uma estratégia de quitação e procure cortar gastos.
Observe bem a forma como você consome. Pare e pense, antes de comprar algo: “eu preciso mesmo adquirir este produto? Tenho dinheiro suficiente pra isso? Qual o impacto dessa compra no meu orçamento?”
O crédito pode ser um grande aliado na realização de sonhos de consumo, desde que utilizado com responsabilidade e critério.
Planejar facilita a organização do orçamento e permite que você faça os ajustes necessários. Suas metas financeiras estão traçadas? Com planejamento, será mais fácil alcançá-las.
Certas despesas mudam com o passar do tempo. Além das mudanças comuns a cada etapa da vida, é importante considerar a sazonalidade de alguns gastos.
Procure poupar dinheiro todo mês, mesmo que pouco estabelecendo objetivos de curto, médio e longo prazo.
Procure poupar dinheiro para cobrir alguns gastos inesperados. Dessa forma, você protege seu orçamento.
Além de poupar dinheiro, você precisa fazê-lo render. Procure opções de investimentos voltadas ao seu perfil e à sua necessidade, observando seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Informação é a base para tomar boas decisões. Leia sempre sobre Educação Financeira, conheça bem seu orçamento e pesquise sobre opções de investimentos. Cuide bem do seu dinheiro!